Ligue Grátis e assine já!

0800 283 7988

Você Está Em:

Central do assinante

Clubehouse – Tem convite?


08/02/2021

Tem uma nova rede social bombando e está todo mundo curioso para experimentar, incluindo Elon Musk, executivo-chefe da SpaceX e Tesla. Ela se chama Clubhouse. Por enquanto, está acessível somente com convite para iPhone, o que gera um ambiente de escassez e aumenta o interesse natural das pessoas pela exclusividade.

“Mais uma rede social? Isso é tudo que NÃO preciso”. Aposto que essa foi a primeira reação de muitos que ouviram falar do Clubhouse. Mas o fato é que tem bastante gente usando (e gostando!) desta nova rede social, focada exclusivamente em conversas de áudio.

Funciona assim: você abre um grupo e convida alguém para falar com você. O microfone fica aberto, como se fosse uma ligação de voz. Não é preciso apertar nada para falar. Caso deseje, você pode permitir que outras pessoas entrem e você controla quem pode falar ou não. Desta forma, pode montar um grupo onde apenas você fala e todos escutam, como se fosse o carrinho da pamonha. Pode ser você e mais uma pessoa falando e outras ouvindo, como um podcast. Pode ser você e mais cinco pessoas falando como o bebedouro da escola ou a mesinha do café na firma. Enfim, vocês me entenderam: o moderador do grupo define quem fala e quem escuta, simples assim.

Apesar de usar mecanismos bem antigos.  como grupo e voz pela internet, a rede é nova porque vai no caminho oposto das outras. Enquanto Twitter, Facebook, WhatsApp, LinkedIn, TikTok e Instagram são assíncronos, o Clubhouse é totalmente síncrono. Isso quer dizer que se você não estiver na sala enquanto alguém fala alguma coisa, perdeu. Não terá como escutar depois. Não é como um podcast, que você dá play, stop, volta para escutar de novo; é como uma rádio de antigamente.

Para que serve?

Teremos que esperar para ver se a rede vai pegar de verdade ou se será apenas uma paixão passageira. Mas é interessante pensar em possíveis tipos de uso. Um padre poderia usar a rede para que, durante a pandemia, todos escutassem o sermão sem ir à igreja. Amigos ou parceiros que curtem usar o Netflix Party para ver filmes juntos agora podem usar a Clubhouse para ver qualquer coisa juntos, de vídeos no YouTube ao BBB na televisão. Alunos em casa poderiam montar uma sala paralela para conversar durante a aula remota, sem o professor ficar sabendo —se o microfone do Zoom estiver desligado, claro. “O que ela falou mesmo? Alguém entendeu isso que ela falou? Nossa, como essa aula está chata!” Também pode ser ótimo para o trabalho a distância. Imagine você 100% do tempo conectado com as pessoas que “sentam ao seu lado”. Como uma mesa de trabalho virtual.

Se você soltar um pum, a pessoa vai escutar? Vai, como era antes da pandemia, ao vivo e a cores. Mas também pode aproximar as pessoas e trazer de volta uma convivência que perdemos quando todos estão no trabalho remoto. Claro, tudo isso já poderia ser feito antes, mas a facilidade e usabilidade da ferramenta muda tudo. Vimos isso acontecer muitas vezes. O Nokia N95 fazia tudo o que o iPhone fazia e um pouco mais. Mas foi o iPhone que transformou o mundo fazendo surgir esse universo digital que conhecemos hoje.

Como eu disse, agora é esperar para ver se a rede vai ganhar tração e se manter forte, até porque o sucesso irá levar Twitter, WhatsApp e outras redes a criarem funções semelhantes, assim como aconteceu com o Snapchat e a explosão dos Stories. Se você tem iPhone e quer experimentar, não precisa ficar pedindo convite. Instale o aplicativo e espere algum amigo seu que esteja dentro da rede dar a permissão para você entrar. A rede está tão na moda que isso não deve demorar para acontecer.

Fonte: Uol e InfoMoney


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Noticias
SEDE

Rua Jõao da Silva Araujo, 328
Bairro José Moysés Nacif
- Minas Gerais

(33)3322-7799

WhatsApp : 33 3322-7770

Ligue Grátis ! 0800 283 7988
atendimento01@supercabotv.com.br

Show Room

Praça Calógeras n° 62
Dário Grossi
- Minas Gerais

(33) 3322 - 7799

WhatsApp 33 3322-7770

Acesse Nossas Redes Sociais

Desenvolvido Por VersaTec