Ligue Grátis e assine já!

0800 283 7988

Você Está Em:

Central do assinante

Sua casa conectada – Internet das Coisas


29/06/2021

A Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT, em inglês) já é uma presença em qualquer casa com dispositivos conectados, de smart speakers a eletrodomésticos, como geladeira e micro-ondas. E com o aumento de aparelhos e eletrônicos inteligentes, seremos cada vez mais dependentes de uma conexão de internet segura e estável, juntamente com nossos smartphones.

A principal função da Internet das Coisas em nossas casas é aumentar o conforto, a praticidade, a acessibilidade e a segurança dos moradores em seu uso de celulares e qualquer outro dispositivo conectado. Assim, os aparelhos smart podem ser controlados e programados, inclusive à distância ou por comandos de voz, quando há um assistente virtual incluído na rotina da smart home.

A automação total de uma residência é algo relativamente novo e que, hoje, exige um projeto desenvolvido desde a construção, ou com obras significativas para tornar uma casa ou apartamento totalmente inteligente e conectado.

Eletrodomésticos, eletrônicos e soluções smart exigem não apenas instalações elétricas atualizadas, como também uma conexão de internet sem fio estável, com suporte para múltiplos aparelhos conectados por toda a casa. É provável que a altíssima velocidade do 5G seja a resposta para o grande salto da Internet das Coisas.

Com isso, veremos a integração das smart homes ser mais acessível, sustentável e até incentivada no futuro, com soluções de economia e geração de energia (provavelmente solar), economia e reuso de água, segurança e facilidade de acesso, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência.

Coisas e comandos

Desde que ofereçam funções e comandos, qualquer tipo de eletrônico poderá ser controlado à distância, por um assistente virtual ou aplicativo para celular, porque a abrangência da Internet das Coisas só depende da criatividade dos desenvolvedores. E pode chegar até mesmo a objetos que nem vemos como eletrônicos atualmente: um vaso de flores com sensores para indicar quando trocar a água ou o pote de ração dos pets, que será reabastecido por um dispenser nos horários programados.

Para aumentar a praticidade e a acessibilidade, a integração entre os equipamentos e os assistentes de voz, presentes em Smart TVs, caixas de som inteligentes e outros dispositivos smart, também vêm sendo aprimorada.

Além de avisar sobre compromissos da agenda pessoal e de trabalho, alarmes e timers que você mesmo programa, sua interatividade alcançará novos níveis. Em sincronia com o forno ou o micro-ondas smart, eles avisam quando uma receita alcançou o ponto desejado ou quando sua presença é necessária na cozinha; ou com geladeira, para incluir leite e refrigerante na sua lista de compras do supermercado, pois os itens acabaram.

A aplicação de recursos de inteligência artificial vai permitir que os assistentes virtuais façam sugestões de novas programações, a partir do perfil dos moradores e a rotina da casa.

Enquanto não chegamos a esse nível de interatividade e de disponibilidade dos dispositivos, há uma série de avanços que você já pode introduzir na sua casa: lâmpadas, interruptores e tomadas inteligentes estão entre os produtos mais fáceis de instalar, juntamente com os smart speakers.

Fonte: Techtudo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Noticias
SEDE

Rua Jõao da Silva Araujo, 328
Bairro José Moysés Nacif
- Minas Gerais

(33)3322-7799

WhatsApp : 33 3322-7770

Ligue Grátis ! 0800 283 7988
atendimento01@supercabotv.com.br

Show Room

Praça Calógeras n° 62
Dário Grossi
- Minas Gerais

(33) 3322 - 7799

WhatsApp 33 3322-7770

Acesse Nossas Redes Sociais

Desenvolvido Por VersaTec